Petrobras revela ter mais de mil funcionários na comunicação

17/05/2015 at 15:21 (*Liberdade e Diversidade)

imprensa - logo petrobrasLogo da Petrobras visto em frente prédio da companhia em São Paulo. 23/04/2015 (Foto: Paulo Whitaker / Reuters)

Nova diretoria da estatal vai contratar uma consultoria para reestruturar a comunicação

17 MAI 2015

Terra

A Petrobras não é uma empresa de comunicação, mas até parece. Isso porque, hoje, 1.146 pessoas atuam no setor de comunicação da estatal, um número muito acima do padrão em qualquer comparação. As informações foram publicadas neste domingo (17) no jornal Folha de S.Paulo.

A nova diretoria da estatal vai contratar uma consultoria para reestruturar a comunicação. A previsão é que os cortes cheguem a 50% em alguns departamentos.

Um exemplo é a anglo-holandesa Shell, que fatura o triplo da Petrobras, mas que possui uma metade do número de profissionais de comunicação que a brasileira possui. Esses cerca de 500 funcionários cuidam da imagem da Shell em 70 países.

Já a Statoil, que possui uma receita que é pouco mais de metade da Petrobras, tem uma equipe de 172 pessoas. Na Vale, 45 pessoas cuidam da comunicação.

De acordo com dados divulgados à Folha pela Lei de Acesso à Informação, a equipe de 1.146 profissionais inclui pessoas da área de relações-públicas, jornalistas e técnicos de segurança da informação.

Petrobras respira em meio à crise

Essas pessoas cuidam do relacionamento da Petrobras com a imprensa, com funcionários e com as comunidades locais. Além disso, muitos atuam com patrocínios e publicidade e atuam nas redes sociais.

Procurada, a Petrobras informou que tem gerências de comunicação em todas as suas áreas de negócios, nas operações no exterior e nas subsidiárias.

Dos 1.146, 627 são terceirizados. Além disso, como a estatal atua de forma descentralizada, apenas 469 pessoas são subordinadas à presidência. Outros 677 funcionários estão espalhados pelo País e cada diretoria tem seu próprio departamento de comunicação

No geral, a estatal emprega mais de 446 mil pessoas, das quais 80% são prestadores de serviço.

SAIBA MAIS

Youssef diz que Planalto sabia do esquema na Petrobras

Empresas na Lava Jato têm R$ 24,3 bi a receber da Petrobras

CPI da Petrobras vai a Curitiba ouvir presos da Lava Jato

Petrobras: regimento prevê destruição de áudio de reuniões

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: