Fraude milenar: cientistas descobrem falsas múmias do Egito

13/05/2015 at 13:08 (*Liberdade e Diversidade)

egito - fraude mumiaFraude milenar: cientistas descobrem falsas múmias de animais do Egito (Foto: IFL Science / Reprodução)

Escaneando mais de 800 múmias de animais de tumbas antigas, arqueólogos descobriram folhas e lama no lugar dos restos animais

13 MAI 2015

Terra

No Egito Antigo oferendas eram feitas para deuses e reis, seja para homenagear, mostrar respeito ou para trocar por favores. Estes presentes poderiam vir de diversas maneiras tais como comidas, bebidas e animais mumificados, que tinham muito valor. Porém, os egípcios não poderiam manter esse costume cultural de tamanha demanda, então arrumaram uma forma criativa para “enganar” – o que só foi descoberto pelos cientistas agora. As informações são do IFL Science.

Escaneando mais de 800 múmias de animais de tumbas antigas, arqueólogos da cidade de Manchester, Reino Unido, descobriram que os egípcios geralmente mentiam ao oferecer a oferenda, já que a maior parte delas não havia, de fato, restos de animais dentro e, sim, lama e pedaços de folha no lugar de um animal real. Na verdade, essa prática era tão comum que apenas um terço das múmias tinha animais completos. “Nós sempre soubemos que as múmias de animais continham algo que não seria os restos, mas nós descobrimos que a prática era muito mais, já que um terço apenas tinha os restos do esqueleto”, afirmou a egiptóloga Lidija McKnight, da Universidade de Manchester.

No Egito antigo, muitos animais eram considerados valiosos e até sagrados, tais como os gatos e algumas aves, por exemplo, falcões e gaviões. Assim, a venda de seus restos era uma forma de “estabelecer contato com eles”. “Hoje, você tem uma vela em uma catedral; em tempos egípcios, você teria uma múmia animal”, explicou Campbell Price, do Museu de Manchester sobre Egito e Sudão. “Você iria a um lugar especial, comprava uma múmia animal, utilizava como um sistema de escambo. Você teria que, em seguida, dar-lhe a um padre, que coletaria um grupo de múmias de animais e enterraria”, completou.

http://terratv.terra.com.br/trs/video/7839132

Pesquisadores revelam escândalo com “múmias vazias” no Egito

Mas, será que os egípcios realmente tentavam enganar os deuses? Provavelmente não, concluíram os pesquisadores. “Achamos que mumificavam pedaços de animais ou materiais associados com os animais durante a sua vida – assim, por exemplo, ninho ou ovos”, afirma McKnight. “Isso seria especial porque tinha estado próximo com animais- mesmo que eles não fossem os próprios animais”, finaliza.

egito - mumias http://terratv.terra.com.br/trs/video/7740708

Veja “estrago” após restauração da máscara de Tutancâmon

SAIBA MAIS:

Estátua de ouro de templo chinês carrega múmia de monge

Budista: múmia não está morta, mas em ‘meditação profunda’

Arqueólogos encontram múmia que passou por cirurgia cerebral

Múmia de 200 anos de monge é achada em pose de meditação

Tatuagem estranha é encontrada em múmia de “homem do gelo”

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: