Funeral de jovem negro é seguido por confrontos em Baltimore

27/04/2015 at 22:55 (*Liberdade e Diversidade)

Baltimore 1Manifestantes entram em confronto com polícia após funeral de Freddie Gray em Baltimore. (Foto: Sait Serkan Gurbuz / Reuters)

Jovem de 25 anos morreu no dia 19 de abril devido a uma fratura nas vértebras cervicais, uma semana após sua prisão

27 ABR 2015

AFP / TERRA

Freddie Gray, o jovem negro de 25 anos morto há uma semana em circunstâncias não determinadas sob a custódia da polícia em Baltimore, foi enterrado nesta segunda-feira (27) em uma cerimônia marcada pelo tom político e seguida de violentos protestos nas ruas.

Os confrontos entre jovens negros e policiais eclodiram na cidade. Os manifestantes jogam pedras e garrafas contra a polícia equipada com escudos, cassetetes e capacetes. Pelo menos sete policiais ficaram feridos e um deles estava inconsciente.

“O grupo está se recusando a seguir as nossas ordens de dispersão. Vários de nossos oficiais foram feridos”, relatou a polícia de Baltimore no Twitter.

O jovem de 25 anos morreu no dia 19 de abril devido a uma fratura nas vértebras cervicais, uma semana após sua prisão em Baltimore, cidade da costa leste dos Estados Unidos.

No começo do funeral, a polícia anunciou ter recebido a ameaça de que “várias gangues da cidade se associaram para ‘eliminar’ agentes policiais”.

A cerimônia, que contou com cerca de 3 mil pessoas, durou cerca de duas horas e meia e teve um forte viés político. O pastor Jamal Bryant disse que Freddie Gray “fez o que é proibido aos homens negros: olhar nos olhos de um policial”.

“Estamos aqui por Freddie Gray, mas também porque há muitos Freddie Gray”, complementou o advogado da família, Billy Murphy, sob aplausos.

Um monitor no interior do local onde o jovem era velado exibia a mensagem “a vida dos negros importa e todas as vidas importam.”

Broderick Johnson, chefe do órgão recentemente criado pelo presidente Barack Obama para apoiar os jovens negros (My Brother’s Keeper Task Force) representou o governo no funeral.

http://terratv.terra.com.br/trs/video/7824399

Marchas em Baltimore protestam contra o racismo

Desde o anúncio da morte de Freddie Gray, há protestos quase que diariamente em Baltimore.

Na madrugada de sábado para domingo, as manifestações terminaram com 34 pessoas detidas e seis policiais levemente feridos.

Imagens feitas de helicópteros por redes de TV mostraram a multidão atirando cones, garrafas e lixeiras contra policiais, antes de quebrar vidraças e saquear lojas.

Mais de um milhão de pessoas exigiram o esclarecimento das circunstâncias da morte do rapaz e o fim da violência policial contra a população negra.

baltimore 2http://terratv.terra.com.br/trs/video/7825392

Vídeo mostra polêmica detenção de negro americano

As autoridades deram início às investigações – entre elas uma investigação federal pelo Departamento de Justiça – para determinar as causas dos ferimentos e da morte de Freddie Gray.

De acordo com os advogados da família, quando ele morreu, sua coluna vertebral estava fraturada na altura da cervical.

Vídeos da detenção de Gray, gravados por transeuntes, mostram como a polícia agiu violentamente ao jogá-lo no chão. Segundo as imagens, o jovem gritava de dor antes de ser levado em uma viatura policial, que fez três paradas sem explicação no trajeto até a delegacia. Seis policiais envolvidos estão suspensos até que sejam entregues os resultados da investigação, no dia 1º de maio.

O caso de Freddie Gray é o mais recente em uma série de mortes de negros americanos desarmados pela polícia.

No começo do funeral, a polícia anunciou ter recebido a ameaça de que “várias gangues da cidade se associaram para ‘eliminar’ agentes policiais”

Baltimore 3Foto: Shannon Stapleton / Reuters

SAIBA MAIS

Violência toma Baltimore após funeral de homem negro morto na prisão

Família de negro morto por policial processará cidade

Negro morre depois de ser ferido durante detenção nos EUA

Justiça americana investiga morte de jovem negro detido pela polícia

*****

Anúncios

1 Comentário

  1. Soberanias said,

    Republicou isso em soberanias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: