Morre, aos 74 anos, o escritor uruguaio Eduardo Galeano

13/04/2015 at 15:54 (*Liberdade e Diversidade)

Eduardo Galeano 1Eduardo Galeano morreu nesta segunda-feira (13) (Foto: Mariana Bazo / Reuters)

Galeano lutava contra um câncer no pulmão

13 ABR 2015

Reuters / Terra

O escritor, jornalista, historiador e ensaísta uruguaio Eduardo Galeano, autor do livro emblemático As Veias Abertas da América Latina (1971), morreu nesta segunda-feira (13), em Montevidéu, capital do Uruguai, aos 74 anos, informou a mídia local.

Defensor do revisionismo histórico e de um desenvolvimento autônomo da região, o intelectual de esquerda sofria de um câncer de pulmão .

Galeano nasceu em 3 de setembro de 1940 em Montevidéu em uma família católica de classe média e ascendência europeia. O escritor tinha o sonho de se tornar um jogador de futebol, o que acabou despertando uma paixão pelo esporte em seu coração, influenciando diretamente na produção de obras memoráveis, como O Futebol de Sol a Sombra , de 1995.

Galeano foi um dos alvos preferidos da ditadura uruguaia, que teve golpe protocolado em 1973. O escritor foi preso durante o regime e mais tarde forçado a se exilar na Argentina, onde lançou Crisis , uma revista sobre cultura. Em 1976, teve que deixar o país por conta de um novo golpe, liderado pelo general Jorge Videla. Eduardo viu seu nome sendo colocado na lista dos esquadrões de morte e, temendo por sua vida, exilou-se na Espanha, onde deu início à trilogia Memória do Fogo . Em 1985, com a redemocratização de seu país, Galeano retornou a Montevidéu, onde viveu até seus últimos dias de vida.

SAIBA MAIS:

Morre o alemão Günter Grass, Prêmio Nobel de Literatura

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: