Com seis casos confirmados, Secretaria de Saúde trabalha para conter surto de raiva em Corumbá, MS

08/04/2015 at 15:22 (*Liberdade e Diversidade)

raiva animal em corumbá,msViviane explicou que se trata de um surto por causa das diferentes regiões que os casos foram confirmados (Fotos: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

07 de Abril de 2015

Camila Cavalcante / Diário Corumbaense

“Corumbá apresenta surto de raiva”, afirmou a gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá, Viviane Ametlla, ao Diário Corumbaense. Ela explica que este é o termo correto para a situação por causa das diferentes regiões em que os casos de raiva animal foram confirmados. “Estamos com seis casos confirmados da doença e, considerando que os casos foram registrados em áreas diferentes e abrangentes da cidade, trata-se de um surto epidêmico de raiva. Com isso, as ações iniciais de vacinação, de bloqueio de foco, de recolhimento de animais não domiciliados,  permanecem de maneira intensificada”, informou.

O Centro de Controle de Zoonoses deve informar se há mais casos positivos da endemia na cidade. O CCZ recebeu três animais com sintomas da doença e aguarda a confirmação laboratorial. Até o momento, a raiva foi detectada em cães encontrados nos bairros Aeroporto, Cristo Redentor, Universitário, Guanã II e em um bovino, no assentamento Tamarineiro II.

Viviane destacou também que, em relação ao caso de raiva detectado em um bovino, outras medidas precisaram ser tomadas. “O caso de raiva bovina foi comunicado no mês de março e já realizamos todas as ações de saúde no local. Fizemos a busca ativa das pessoas que tiveram contato com esse animal. São seis pessoas recebendo profilaxia. Também já realizamos a vacinação de cães e gatos daquela localidade”, concluiu a gerente de Vigilância em Saúde.

Fronteira com a Bolívia 

Apesar de não ter ocorrido no último mês nenhum caso de raiva animal no país vizinho, o Comitê de Fronteiras será reativado e o diálogo de parceria já está estabelecido, informou Walquíria Arruda da Silva, veterinária do Comitê e chefe do CCZ de Corumbá. “Na semana passada fomos à Bolívia, pois temos um acordo em relação à raiva. Conversamos com o pessoal da saúde de lá, repassando os casos que temos aqui e estamos planejando ações em comum acordo. O País não possui equipamentos para essa detecção e os casos suspeitos de lá são encaminhados aqui para o Centro de Controle de Zoonoses de Corumbá, nós é que realizamos os exames nos animais de lá”, observou.

Casos 

O CCZ está com alguns animais em observação, devido a lesões sugestivas de raiva. “Estamos aguardando esses animais virem a óbito para a confirmação. O problema é que a maioria são cães de rua e isso torna a identificação da doença mais difícil, pois não sabemos a vida do animal. No último caso identificado foi confirmada a raiva em um cão de apenas três meses. Isso nos preocupa”, continuou Walquíria.

raiva animal em corumbá,ms2

Até agora, 8 mil animais foram imunizados; estimativa é vacinar 20 mil

“A carrocinha continua com o recolhimento dos animais que estão em situação de rua. Há uma polêmica em relação a essa atitude, mas estamos agindo de acordo com a situação e respaldados pelo Ministério da Saúde. Quando temos casos de raiva, há várias ações que o Ministério cobra e uma das ações é esta”, completou a responsável pelo CCZ.

Após a confirmação do caso, o CCZ age de imediato com o chamado “bloqueio dos focos”, onde vacina os cães da região e arredores.  Até o momento, cerca de 8 mil animais, incluindo cães e gatos já receberam a dose de imunização contra a raiva . As vacinas foram aplicadas nos bairros onde os casos confirmados foram identificados: Nova Corumbá (que incluiu Jardim dos Estados e Guarani), Popular Nova, Aeroporto, Cristo Redentor e Universitário  e no assentamento Tamarineiro II. Na campanha de vacinação de 2014, 18 mil animais receberam as doses da vacina. O cálculo de imunização para 2015 é de cerca de 20 mil animais.

Walquíria Silva ressaltou ainda que os proprietários que não vacinaram seus animais por algum motivo, podem se dirigir até o centro de Controle de Zoonoses na cidade, localizado na parte alta de Corumbá de segunda a sexta-feira em horário comercial. Aos sábados e domingos, há um plantão com atendimento direto das 07h às 17h. O telefone de contato do Centro de Controle de Zoonoses é o 3233-2783. O CCZ também prepara o cronograma de imunização nos demais bairros da cidade.

Saiba mais:

30/03/2015 Com dois casos de raiva confirmados, CCZ prepara reforço vacinal em toda a cidade

02/04/2015 Mais quatro casos de raiva animal são confirmados em Corumbá

02/04/2015 Ladário registra primeiro caso de raiva animal

08/04/2015 Ladário retoma vacinação contra a raiva no bairro Santo Antônio

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: