Campo Grande, MS, registra média de quatro casos de câncer por dia

08/04/2015 at 10:32 (*Liberdade e Diversidade)

cancerNúmero assusta, mas oncologistas afirmam que diagnóstico está mais avançado (Foto: Leonardo de França/Arquivo OEMS)

08 de abril de 2015

Maressa Mendonça e Jones Mário – O Estado MS

De janeiro a março deste ano, 413 novos casos de câncer foram diagnosticados em Campo Grande – uma média de quatro resultados positivos para a doença por dia. Oncologistas afirmam que apesar de alto esse índice está dentro do nível considerado “aceitável” pelo Ministério de Saúde e que há motivos para comemorar neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje. É que Mato Grosso do Sul conseguiu avançar no diagnóstico precoce da doença.

Dados do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, filial do Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande, apontam que entre os meses de janeiro e março foram realizados 2.705 mamografias e 4.146 exames do para detectar câncer de colo de útero (Papanicolau) na unidade. Houve 41 casos confirmados – 28 de câncer de mama e 13 de útero.

Já no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, foram diagnosticados outros 372 casos. As estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer), indicam outros 57 mil novos casos no Brasil em 2015.

Segundo o médico João Bosco De Barros Wanderley, os tumores mais frequentes nas mulheres são justamente os de mama e de útero. Quando os pacientes são homens, o câncer na próstata é o mais comum. “Outro câncer bem comum é de pele”, completou o oncologista.

Wanderley enfatiza que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do paciente. “Quanto menor ele (tumor) for, maiores são as possibilidades de tratamento e de cura. Dependendo do caso, nem é preciso passar por cirurgia ou quimioterapia. A radioterapia já resolve”.

Ainda sobre o diagnóstico na fase inicial da doença, outro oncologista explica que as chances de sobrevida também aumentam. De acordo com Fabricio Colacino Silva, “passa de 20% para 95% em cinco anos”. “Tudo é diferente quando a doença é descoberta precocemente. São menos internações, menos cirurgias, menos sofrimento”, completou.

Exercícios e alimentação saudável são formas de evitar a doença

Dieta saudável e a prática de exercícios físicos são hábitos que podem evitar o aparecimento de tumores, conforme explica Colacino. “Essas são orientações gerais, mas existem outras dicas como usar o filtro solar diariamente, não fumar e usar preservativo”, expôs o oncologista se referindo as formas de prevenção específicas para o câncer de pele, pulmão e colo de útero.

Quando o câncer é diagnosticado, o paciente é submetido a um tratamento com duração mínima de seis meses e que pode se estender até mais de um ano.

Sem diagnóstico exato, família dá início à quimioterapia em menino de 2 anos

Nos corredores do Cetoi (Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil), localizado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, uma família vive o drama de ter dado início ao tratamento de Enzo Emanoel Batista da Silva, 2, sem saber ao certo o diagnóstico da doença. A suspeita é a de que o garoto tenha câncer de próstata – um caso considerado raro em crianças.

A mãe, Dhiana Batista de Freitas, 25, conta que o garoto começou a reclamar de dores no fim do mês passado e passou por três médicos diferentes até ser transferido para o Hospital Regional. “Um falou que era verme, outro achou que ele tinha cólica no rim e outro disse que eu estava com frescura”, relatou.

Após uma “peregrinação” entre postos de saúde, Enzo foi submetido a uma biopsia e mesmo antes da divulgação do resultado, começou o tratamento de quimioterapia. “Não fizeram a biopsia antes porque era semana santa, mas a doença não espera feriado. Ontem, fizeram a gente assinar um termo de responsabilidade e ele começou a quimio sem laudo. Nossa vida mudou completamente”.

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: