Arte Colaborativa: How Do You Do New York

21/03/2015 at 16:09 (*Liberdade e Diversidade)

arte 1Publicado em 20 de março de 2015 por Redação

Blog Outras Palavras

Dezessete artistas expõem pinturas, esculturas, fotografias, desenhos e objetos que podem ser vistos como amostra da arte contemporânea brasileira atual

How do you do New York é uma iniciativa de 17 artistas brasileiros que, entre 18 e 23 de março, compõem a exposição organizada pela SACI! Soluções em Arte Colaborativa, em parceria com a Imagination in Space e a Parasol Projects, dos Estados Unidos, na cidade americana que dá nome à mostra. Nesse período, os artistas contemporâneos Christiana Guinle, Cláudia Perpétuo, Gustavo Stephan, Icléa Eccard, Igor Gomes, Ivan Di Simoni, João San, Maria Cherman, Marco Rocha, Norma Mieko Okamura, Paula Gualberto, Renata Sgarbi, Roberto Ulhoa, Rodrigo Rodrigues, Rodrigo Saramago, Rudi Sgarbi e Silvia Neves mostrarão pinturas, esculturas, fotografias, novas mídias, digital art, assemblages, desenhos e objetos que compõem uma amostragem do que se produz na arte contemporânea brasileira atual.

How do You New York é uma provocação que brinca com as palavras em uma tradução livre para o público brasileiro, em que ao mesmo tempo é um cumprimento, mas que, em um jogo de palavras, pode ser entendida como “Como fazer, New York” ou, mais ainda, “Como fazer novo”. O título é a sugestão de um desafio: vir, ver e vencer, ou seja, simultaneamente é um “Olá” e um “Preste atenção como se faz”.

arte2Para ampliar essa percepção, em paralelo à exposição padrão com mais de 40 obras, haverá um calendário de ações, como o workshop de produção artística que será ministrado pelo artista Ivan Di Simoni; uma mesa de discussão sobre novos modelos de visibilidade artística, com a presença de agentes culturais independentes de diferentes partes do mundo, ao vivo ou em vídeo conferencia, apresentando suas plataformas e projetos, entre eles Bruno Perpetuo, pela SACI! (Brasil), Greg Spielberg, pela Imagination in Space (EUA); Nina Sales, pela ArtMaZone (França), Rahman Hak-Hagir, da The Other Society (Áustria), entre outros.

E finalizando as atividades extraexpositivas, uma conversa aberta sobre os novos modelos de economia criativa e colaboração no dia 23 de Março, seguida de um coquetel de encerramento para convidados, galeristas e consumidores contatados durante o processo .

arte3Os artistas integram diferentes gerações, estilos e origens. Em sua maioria são do Estado do Rio de Janeiro, mas, ao todo, cinco cidades espalhadas pelo Brasil estão representadas nessa mostra. É a primeira vez que a SACI! promove uma ocupação com esta quantidade de artistas. Mas, de acordo com Bruno Perpetuo, idealizador da plataforma artística, esse ainda não é o maior desafio dessa aventura. Para ele, “gerenciar as necessidades de cada artista em negociação com plataformas internacionais é a dificuldade real desse processo. O fato de Nova York ser a cidade mais ‘mundial’ do planeta, não credencia cada um de seus habitantes a ser um expert nas idiossincrasias de um artista brasileiro”.

Já na opinião de Greg Spielberg, à frente da Imagination in Space, o interesse em uma arte brasileira que dialogasse sem dificuldade com a produção global foi o que arrebatou os parceiros americanos, além do formato de economia colaborativa, ponto de aproximação entre as duas plataformas.

Para contextualizar a premissa das ações é relevante afirmar a missão da SACI! Soluções em Arte Colaborativa Independente, uma plataforma especializada em estratégias de visibilidade artística por meio de um tripé de atuação: o colaboracionismo, a hiperconectividade e a globalização. Falar em especializada pode parecer pretensioso ao qualificar uma iniciativa tão recente, afinal, foi há pouco mais de um ano que cinco artistas iniciantes tiveram seu primeiro contato com a comunidade artística internacional, com um mercado desenvolvido e com a interlocução e fortalecimento de suas próprias redes de contatos. Este foi o surgimento da SACI!, em Seattle (EUA), em novembro de 2013.

arte4Desde então a SACI! já esteve em sete cidades espalhadas pelo mundo, desenvolvendo projetos que reuniram mais de 30 artistas, com inserção substancial desse número em uma nova realidade dentro de suas carreiras.

Preste atenção nessa iniciativa.

HOW DO YOU DO NEW York
SACI!
De 18 a 23 de Março
Lower East Side Gallery
2 Rivington St
Nova York

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: