Gaeco apura fraude na cultura e cumpre mandados na Capital e em mais cinco cidades do MS

04/02/2015 at 14:03 (*Liberdade e Diversidade)

gaecoPor volta das 5h de hoje, o Gaeco esteve na casa do coordenador do FIC, Reginaldo Pereira Peralta (Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)

Foram constatadas irregularidades na aprovação de projetos para obtenção de verba do FIC

4 de Fevereiro de 2015

VÂNYA SANTOS | Correio do Estado

A Operação Fantoche, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta quarta-feira (04) foi para cumprir cinco mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Corguinho, Ponta Porã, Bodoquena, Angélica e Aquidauana. O grupo cumpriu ainda ordem de afastamento de um servidor público de suas funções junto à Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Durante seis meses de investigação foram apuradas fraudes na aprovação de projetos direcionados à obtenção de verbas públicas através do Fundo de Investimentos Culturais do Estado de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), entre os anos de 2013 e 2014.

As buscas foram cumpridas em residências e sedes de pessoas jurídicas suspeitas de aplicação indevida de verbas garantidas por meio de convênios do FIC. Diligências também foram feitas na sede da Fundação de Cultura, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, e um representante da Procuradoria do Estado acompanhou os trabalhos.

Por volta das 5h de hoje, o Gaeco esteve na casa do coordenador do FIC, Reginaldo Pereira Peralta. Ele foi detido e, em seguida, levado pela equipe para o prédio da Fundação.

Participaram da Operação quatro promotores de Justiça e 28 policiais militares que integram o Gaeco. A investigação contou com apoio da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande.

A operação foi denominada Fantoche (teatro de bonecos), em alusão à fraude e manipulação de projetos na área da cultura.

***

*Comentário do blog: E isso deve ser apenas a ponta do iceberg…

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: