EUA e Cuba realizam primeira reunião após reaproximação diplomática

23/01/2015 at 09:06 (*Liberdade e Diversidade)

ReuniaoEUACuba_IsmaelFranciscoCubadebateAs questões imigratórias estiveram entre os principais assuntos abordados; Presidente Barack Obama anunciou que os EUA devem começar a derrubar o embargo econômico à ilha ainda esse ano

22/01/2015

Brasil de Fato / Da Redação

Após a histórica reaproximação diplomática anunciada no último dia 17 de dezembro, os governos de Estados Unidos e Cuba realizaram nesta quarta (21) e quinta-feira (22), em Havana, o maior encontro bilateral desde o embargo econômico em 1962.

Ontem (21), os representantes dos dois países manifestaram a preocupação com a política imigratória. Representando Cuba na reunião, a diplomata Josefina Vidal Ferreiro qualificou a política imigratória estadunidense como “o principal estímulo para a emigração ilegal”.

Nesta quinta-feira, os países devem negociar como será o processo de reabertura das embaixadas. Os EUA querem o embarque sem nenhum impedimento de materiais para a sua missão em Havana. Já Cuba reclamou contra um programa estadunidense que incentiva médicos cubanos a desertar, o descrevendo como “uma prática condenável de fuga de cérebros”.

Embargo

Na véspera do início das reuniões, o presidente estadunidense Barack Obama afirmou que ainda neste ano os EUA devem começar a derrubar o embargo econômico a ilha, para “acabar com um legado de desconfiança no continente”.

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: