Com Dilma e após adiamento, Casa da Mulher será inaugurada em Campo Grande, MS

16/01/2015 at 15:10 (*Liberdade e Diversidade)

dilma

Local será primeiro do tipo a funcionar no Brasil e a cerimônia de entrega da unidade será realizada no próximo dia 26

Foto: Agência Brasil)

15/01/2015

Tainá Jara | Topmídia News

As dependências da Casa da Mulher Brasileira serão inauguradas no próximo dia 26 de janeiro e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT). Inicialmente, a inauguração estava prevista para dezembro, mas foi adiada para fevereiro, apesar de estar com 90% das obras concluídas.

A  delegada titular da Deam (Especializada de Atendimento à Mulher), Roseli Molina, esclareceu, nesta terça-feira (13), que os atendimentos ininterruptos à população ocorrerão na sede onde já funciona a unidade, na rua 7 de Setembro, no centro de Campo Grande. Publicação do Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (13), anunciava que o funcionamento 24 horas da delegacia seria feito na sede da Casa da Mulher Brasileira, que não está com as obras concluídas.

O anúncio da inauguração foi feito na manhã desta quinta-feira (15) pela secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, durante uma reunião realizada na Sejusp com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf. “É uma oportunidade que o Governo Federal está nos dando de melhorar e humanizar o atendimento às mulheres vítimas da violência, que hoje representa mais de 40% de toda a demanda da Polícia Civil”, disse Maluf.

De acordo com a titular da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, a Casa da Mulher Brasileira é um espaço diferenciado, onde as vítimas se sentem acolhidas e protegidas durante o atendimento. “Elas terão em um único local atendimento com psicólogas, assistentes sociais, Juizado Especial Criminal, Promotoria, Defensoria Pública e Polícia Civil, que graças à iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul irá funcionar 24 horas por dia”, destacou Aparecida Gonçalves.

Projeto do governo federal, a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande será a primeira do Brasil a abrir as portas. O órgão funcionará em parceria e vínculo com as prefeituras, e participação do governo estadual, previsto no programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Localizada no Jardim Imá, região oeste de Campo Grande, a casa atenderá todo o estado e abrigará em um mesmo local a Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, vara especializada em gênero, posto médico e salas para o atendimento psicossocial e de qualificação profissional. O local está previsto para funcionar 24h, o que dependerá da viabilização de mão de obra pelo poder público.

No local irá funcionar ainda uma brinquedoteca, para onde serão levadas crianças filhas das vítimas da violência doméstica, bem como de agressores, durante o tempo em que estes estiverem sendo atendidos.

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: