Wassily Kandinsky é lembrado em Doodle do Google no 148º aniversário

16/12/2014 at 10:28 (*Liberdade e Diversidade)

kandinskiWassily Kandinsky recebe homenagem em Doodle do Google com abstração (Foto: Reprodução/Google)

16/12/2014

ALINE JESUS / TechTudo

Wassily Kandinsky, artista russo e professor da Bauhaus, recebe nesta terça-feira (16) uma homenagem em forma de Doodle do Google. Conhecido por ser o introdutor da abstração no campo das artes visuais, celebra-se hoje 148 anos do seu nascimento, em 16 de dezembro de 1866.

Advogado, multinacional e casado três vezes

Formado em Direito pela Universidade de Moscou, onde nasceu, casou-se em 1892 com sua prima Anya Chimiakin e mudou-se para Munique, na Alemanha, quatro anos depois. Lá, começou a estudar pintura, fundou a sociedade artística Phalanx e tornou-se o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata, na década de 1910.

kandinsky2Kandinsky (direita) formou-se em Direito, mas optou pela veia artística (Foto: Reprodução/Kandinsky Website)

Mas os anos seguintes foram agitados para ele, que separou-se de sua esposa para ficar com Gabriele Münter, uma aluna da Phalanx. Porém, o romance durou até 1914, quando deixou a Alemanha e foi para a Rússia, fugindo da Primeira Guerra Mundial. Kandinsky passou ainda pela Suécia, onde conheceu sua terceira esposa, Nina de Andreewsky, antes de voltar para terras alemãs.

Sempre inovador, desentendia-se muito com as teorias de arte oficiais. Por isso, encaixou-se muito bem na Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. Uma das maiores referências no Modernismo, ela contou com Kandisky como professor por cerca de 20 anos, até ser fechada pelos nazistas em 1933.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Novamente com a Guerra no seu caminho, o pintor abandonou a Alemanha e foi viver em Paris. Faleceu e foi sepultado em Neuilly-sur-Seine, em 1944. Hoje, tem obras expostas em diversos dos maiores museus do mundo, em Moscou, Munique, Nova York, Paris, entre outros.

Abstracionismo

A criação abstrata de Kandinsky hoje é vista como genial, mas nem sempre foi assim. Influenciado pela música, como a ópera de Richard Wagner Lohengrin, e a Teosofia de Helena Petrovna Blavatsky, acreditava na expressão com o uso de descendentes de formas geométricas, como círculos, triângulos e quadrados.

kandinsky3Murnau – Jardim 1 é um das principais obras do pintor (Foto: Reprodução/Kandinsky Website)

Seus primeiros grandes trabalhos vieram entre no início da década de 1910, quando fazia parte do grupo Der Blaue Reiter (“O cavaleiro Azul”). Com massas coloridas largas e bem expressivas, “murnau – Jardim 1″ (1910) e “Grüngasse em Murnau” (1909) foram algumas das mais famosas.

Além de pintar, Kandinsky escrevia, e defendia suas teorias em livros, como “Do espiritual na Arte” e “Almanaque do Cavaleiro Azul”. Na França, apesar de isolado, pois a pintura abstrata geométrica não era tão reconhecida quanto o Impressionismo e o Cubismo, aprimorou seus conhecimentos e seguiu criando obras históricas.

kandinsky4Composição X é uma obra do fim da carreira do pintor (Foto: Reprodução/Kandinsky Website)

Entre os principais quadros desta época, destaca-se Composição X e suas pinturas de lona. Kandinsky também virou poeta, escrevendo obras vanguardistas com referência à arte, às cores e às linhas. Assim como nos quadros, tornou-se diferenciado, por não se encaixar em nenhum movimento literário da época.

* Colaborou Melissa Cruz 

Saiba mais:

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Google vai lançar versão infantil do Chrome e do YouTube em 2015

Contatos do WhatsApp são sugeridos como amigos no Facebook? Saiba evitar

***

*Comentário do blog: Supimpa!!!

*****

Anúncios

1 Comentário

  1. asics shoes singapore said,

    asics running shoes singapore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: